/apidata/imgcache/c6815b5c82db5d4cfbba55beb5dced63.jpeg?banner=header&when=1770290308&who=66
/apidata/imgcache/e5ff5b2b549de691f65cfc4748c4e6b4.jpeg?banner=top&when=1770290308&who=66

Prefeitura de Altamira recebe Escola Indígena Tjibie Arara, da Terra Indígena Cachoeira Seca

Construída pela Norte Energia, a unidade faz parte do conjunto de 16 escolas indígenas que serão repassadas ao poder público de Altamira

Atualizado em 15/12/2025 às 21:12, por Waldiney Ferreira.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Indígena Tjibie Arara, localizada na aldeia Iriri, na Terra Indígena Cachoeira Seca, foi oficialmente entregue à Prefeitura de Altamira

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Indígena Tjibie Arara, localizada na aldeia Iriri, na Terra Indígena Cachoeira Seca, foi oficialmente entregue à Prefeitura de Altamira na última terça-feira (9). A cerimônia para oficialização do repasse ocorreu durante a 2ª Reunião Ordinária do Território Etnoeducacional do Médio Xingu (TEEMX), realizada no campus da Universidade Federal do Pará em Altamira. A estrutura foi construída pela Norte Energia como parte dos compromissos do Plano Básico Ambiental do Componente Indígena (PBA-CI) da Usina Hidrelétrica Belo Monte.

/apidata/imgcache/c6815b5c82db5d4cfbba55beb5dced63.jpeg?banner=postmiddle&when=1770290308&who=66

Construída no padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar, vinculado ao Ministério da Educação, a unidade dispõe de quatro salas de aula, sala de leitura, laboratório de informática, bloco administrativo e bloco de serviços (cozinha, cantina e banheiros), além de pátio coberto para recreação. O projeto inclui também alojamento para professores com quartos, banheiros e cozinha. Com capacidade para atender até 120 alunos, a escola recebe estudantes do povo Arara da TI Cachoeira Seca que vivem nas aldeias Iriri, Awy, Pyrewa e Pydát-to.
 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Indígena Tjibie Arara, localizada na aldeia Iriri, na Terra Indígena Cachoeira Seca, foi oficialmente entregue à Prefeitura de Altamira

A cerimônia teve a presença de representantes da Norte Energia, da comissão gestora do TEEMX, do povo Arara e de autoridades do município, como o prefeito Loredan Mello, que destacou a parceria entre a empresa e a gestão municipal. “É uma conquista que fortalece a educação indígena e mostra nosso compromisso em levar estrutura de qualidade para todas as comunidades. E já deixo avisado que a próxima entrega será na Aldeia Ita’Aka, que vai contar com Ensino Médio e ampliar ainda mais as oportunidades para nossa juventude”, afirmou o prefeito, ao se referir a outras 15 escolas construídas pela empresa e que também serão repassadas ao município.

A escola está sendo usada pela Secretaria Municipal de Educação de Altamira desde 2021, quando foi concluída e passou por reparos antes do repasse oficial

“Mais do que um prédio, a Escola Tjibie Arara é um espaço de fortalecimento cultural, de acesso ao conhecimento e de construção de futuro para crianças e jovens indígenas. A entrega desta e de outras 15 escolas ao poder público reforça o compromisso da Norte Energia com a educação e o protagonismo dos povos do Médio Xingu”, destacou Bruno Bahiana, superintendente Socioambiental e do Componente Indígena da Norte Energia.

Fortalecimento da educação indígena

Como parte do licenciamento ambiental de Belo Monte, 21 escolas indígenas foram construídas e totalmente equipadas pela Norte Energia na região do Médio Xingu. Além da infraestrutura física, estas instituições de ensino contam com material didático específico, para fortalecer a educação intercultural e com a atuação de cerca de 50 professores indígenas, formados com apoio da empresa.

Por meio do PBA-CI, a Companhia também apoia a atuação da comissão gestora do TEEMX desde sua criação, em 2012, com suporte técnico, logístico e organizacional necessário. Composto por representantes das 12 Terras Indígenas da região, o TEEMX consolidou-se como uma instância fundamental de articulação entre os povos indígenas e os órgãos responsáveis para promover o fortalecimento das políticas públicas relacionadas à educação escolar indígena no Médio Xingu. Exemplo disso foi a participação estratégica do TEEMX no diálogo com Norte Energia e a Prefeitura Municipal para assegurar a formalização do recebimento das escolas construídas pela empresa.